terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO DE VIDA


PROJETO DE VIDA
Para o professor titular e diretor do departamento de Metodologia do Ensino da faculdade de Educação da USP, Nilton José Machado.
PROJETO é lançar-se para o futuro, com orientação. È a busca pelo que se pretende ser e conhecer. É a procura por respostas para uma interrogação que provoca interesse e incomoda.
Segundo Machado o conceito de projeto vem de um pensador espanhol ORTEGA Y GASSET, que referia-se a FUTURIÇÃO- Um termo entendido como “lançar-se sempre para o futuro”.
Para Ortega – entende - se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas.
O professor afirma que os projetos no âmbito escolar, devem estar ligados diretamente ao conceito de cidadania. “A idéia de cidadania está articulada com a idéia de projeto, de metas pessoais ligadas a uma meta coletiva.
Para Nelson José Machado, há uma banalização do uso da palavra projeto nas escolas. Todo trabalho se chama projeto. Mas nem tudo são realmente projetos. Alguns são trabalhos.
“A essência do projeto é a incerteza de sua realização”. Num projeto deve sempre existir o risco. Mas não a impossibilidade. A existência de um projeto está ligada á dúvida, ao estudo e a uma meta em aberto.
“O professor não pode definir sozinho, sem a participação e interesse dos alunos, qual será o tema do projeto”.  O mesmo deve ser elaborado e construído junto com os alunos.
Machado diz que cada aluno precisa ter uma pergunta, uma dúvida, coisas que pedem discussão, pesquisa e geram incerteza e, conseqüentemente interesse.
O Projeto, portanto, tem que envolver uma dúvida sincera. “O conhecimento para a criança está sendo criado continuamente. O projeto não se trata de um teatro, de uma falsificação, mas de colocar o foco na criação”.   
Deve haver segundo Nilson José Machado, espaços para interação pessoal entre alunos e educador.
Por isso, Machado defende melhores condições de trabalho para os professores. Para que eles tenham tempo para dedicar-se mais a escola, aos projetos, viagens de estudo. Quando são oferecidas melhores condições de trabalho o professor vai em frente. Ninguém quer repetir todo ano as mesmas aulas. É necessária que o professor tenha tempo para atualizar-se, inovar as suas aulas, dedicar-se mais a sua tarefa de educador.  
Portanto, deveria haver sempre o desenvolvimento de projetos, naquele sentido do aluno, da criança, do adolescente, projetar-se para frente, para o futuro, com uma meta a ser alcançada, com uma dúvida a ser respondida, com busca de conhecimento. Proporcionando o desenvolvimento de projetos reais e substanciais para o futuro do aluno, preparando-o inclusive para seus projetos de vida.
"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade."      (Pierre Abelard)

Nenhum comentário:

Postar um comentário