terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atividade1-4
José Ferreira
                O Projeto Intercâmbio Cultural de Leitores tem como foco principal a leitura e a escrita, como também a ampliação do círculo de amizades entre alunos, professores e funcionários das instituições envolvidas.
                A nossa primeira experiência aconteceu em 2009, a convite da Escola Estadual Tristão de Barros, que oportunizou-nos partilhar esta troca de saberes de grande relevância não só para os alunos como também para os demais seguimentos da escola. Uma vez que para a realização do mesmo faz-se necessário o envolvimento de todos.
                O referido projeto enfatiza a comunicação, seus meios e sua importância na vida de cada indivíduo. Levando-se em conta que os meios de comunicação irão se modificando com a evolução dos tempos e se adequando as necessidades da humanidade.
                Dentre os conteúdos trabalhados destacamos os meios de comunicação e mídias. Realizamos a visita in loco, aos diferentes meios de comunicação da nossa cidade, oportunizando-os entender melhor seu funcionamento e a importância de cada um. A partir daí surgiu o gosto dos mesmos pelas redes de relacionamento, principalmente o ORKUT. Realizamos também uma visita a uma lanhouse, todos queriam acessar, os que ainda não tinham Orkut fizeram o seu. No gênero carta, eles usaram a troca de telefone e Orkut, dessa forma poderia comunicar-se com os novos amigos. Em seguida estudou-se o gênero, o cartão postal bastante apreciado por todos os alunos.
                No primeiro encontro, aconteceu na escola Cipriano, foi muito interessante os alunos estavam muito curiosos numa expectativa muito grande para conhecer pessoalmente os amigos adotados por eles. Durante todo o dia aconteceu várias atividades: acolhida, apresentações culturais das duas escolas, café da manha, atividades recreativas, almoço, visita aos pontos turísticos da nossa comunidade, lanche da tarde, troca de lembranças e como encerramento a escola faz o plantio de uma muda de árvore doada pela outra escola. Fortalecendo cada vez mais a integração das duas entidades educacionais.
                O segundo encontro chegou à vez da nossa escola “O Cipriano fazer a visita. Fomos recepcionados pelos alunos e toda equipe da escola Estadual Tristão de Barros, foi um dia maravilhoso com apresentações culturais, café da manhã, a equipe da sidys TV a Cabo esteve presente no início dos trabalhos, na oportunidade foi feita uma entrevista com um professor de cada instituição e um representante dos alunos para falar a cerca do objetivo e importância do projeto. Logo após aconteceu apresentações culturais, almoço, brincadeiras, lanche, troca de lembranças entre alunos e professores. Encerramento.
                Em 2011, o Intercâmbio Cultural, acontecerá entre o Cipriano Lopes Galvão e a Escola estadual “João Henrique Dantas” do município de Carnaúba dos Dantas.
                Realizamos o primeiro contato entre gestor, professores e funcionários da escola para apresentação do projeto, foi excelente, fomos muito bem acolhidos, todos mostraram bastante interesse em participar, ficaram encantados com o projeto, parabenizaram e agradeceram a  equipe da escola, que mesmo de zona rural desenvolve projetos desse porte e principalmente pelo interesse em partilhar essa experiência com outros municípios. Entre os alunos também foi iniciado os primeiros contatos, onde os alunos do Cipriano receberam através de sorteio os nomes dos seus amigos para confecção e troca de cartas. Já receberam as respostas das cartas e ficaram encantados! As duas escolas estão amando participar deste Intercâmbio! Em breve a nossa escola O Cipriano fará a visita a escola João Henrique Dantas em carnaúba dos Dantas. E logo após será a vez da retribuição da visita, onde iremos acolher com muito carinho, os nossos convidados.              
Vale à pena participar da experiência!
"Um leitor inteligente descobre freqüentemente nos escritos alheios perfeições outras que as que neles foram postas e percebidas pelo autor, e empresta-lhes sentidos e aspectos mais ricos.
MontaigneMichel de

Nenhum comentário:

Postar um comentário