terça-feira, 12 de julho de 2011

Num mundo Wiki uma escola idem – Parte 1



A Wikipédia possui uma estrutura de trabalho revolucionária, de forma livre, onde qualquer pessoa pode ler seu conteúdo, modificá-lo, corrigí-lo e até apagar informações duvidosas ou erradas, incluídas por desenformados ou vândalos. É uma ferramenta de trabalho contemporânea, um raro fenômeno social que deve ser levado em conta por àqueles que pensam seriamente à educação.
Enquanto que  a Wiki é um modelo de organização e Gestão colaborativa de documentos criados por Ward cunninghan, em 1994 e muito utilizado na comunidade de solftware livre para documentação de Programas e criação de Apostilas. Esse modelo, acabou sendo adotado por Jinmy Wales e Jarry Sanger,  num ousado Projeto de enciclopédia on-line colaborativo e mesmo sendo elaborado por materiais dispersos, o Wiki preserva a qualidade do seu conteúdo. A experiência, do texto livre (Wikipédia), apesar de contrastar com o modelo “seguro”, dos livros, programas de TV ou webpages demonstra que a confiabilidade, do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo e os danos causados por vândalos são insignificantes e totalmente reversíveis.
No mundo Wiki deve-se seguir os links, acompanhar, interpretar a história nos diversos momentos do texto,  mas,  como ele vive, em constante transformação é sempre passível de desconfiança, entretanto, deveria ser inerente a qualquer tipo de informação ou método de ensino nesse mundo wiki.
Tudo, o que foi dito sobre a Wikipédia pode ser utilizado para qualquer  Wiki ou modelo correlato, mas a Wikipédia é a experiência mais bem sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário