terça-feira, 12 de julho de 2011

PLANO DE AULA
TURMA: 2º ano -  Ensino Médio
TEMA: Platão e o Mito da Caverna – A descoberta do Real

O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        O mito da caverna de Platão e sua relação com os meios de comunicação atuais.
·        O contexto sócio-histórico em que vivia o filósofo Platão.
·        Formação do pensamento crítico – saída do senso comum para o senso crítico.


Duração das atividades

·        1 aulas (50 min)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·        Noções básicas de Filosofia.
·        Pensamento mítico.
·        Pensamento e atitudes filosóficas.

Estratégias e recursos da aula

ü  Prática Social Inicial ao Conteúdo
·        Iniciar as atividades com uma roda de conversa registrando o que os alunos pensam sobre a realidade, ou seja, sobre o mundo que os cerca.
·        Fazer um levantamento dos programas de TV e rádio, bem como os tipos de revistas que os alunos mais gostam de assistir, ouvir e ler.

ü  Problematização
·    Diante das inquietações apresentadas pela turma, surgirão vários entendimentos sobre o que é o mundo mitológico, real, ideal e o ideológico.

·        Questões Geradoras
·   O que é mito?
·   Como Platão apresenta o mito da caverna?
·   Qual a relação do mito da caverna com a realidade?
·   Qual a relação do mito da caverna com os meios de comunicação?
·   Qual o papel dos meios da comunicação na formação da consciência crítica do ser humano?

·        Instrumentalização

Utilizando o vídeo O que é a Matrix? Cena do filme Matrix (1999) em que Morpheus (interpretado por Laurence Fishburne) explica para Neo (interpretado por Keanu Reeves) que a Matrix é. Disponível no http://www.youtube.com convidar os alunos para observarem a finalidade da cena:



Iniciar uma discussão analisando o vídeo:

§  Quais os detalhes que mais chamam atenção?
§  Quais os principais personagens do vídeo?
§  Que leitura pode fazer do objeto introduzido em Neo?
§  Por que ele foi levado para um mundo desconhecido?
§  Este mundo representa o real? O conhecido?
§  Podemos pensar num mundo como o apresentado na cena?
§  Neo consegue enxergar um outro mundo?
§  O que é percepção e o que é realidade?

Os alunos deverão anotar os principais conceitos discutidos em sala para posteriores apreciações e comparações dos mesmos.

·               Fazer a leitura do O Mito da Caverna de Platão.
·               Pedir que os alunos elaborem uma redação fazendo uma comparação entre o mito da caverna e o vídeo assistido (Matrix).

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer das atividades, com a observação das formações de conceitos elaborados pelos estudantes, considerando seus questionamentos.  Buscando, através da escrita e diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos.

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