PLANO DE AULA
TURMA: 2º ano - Ensino Médio
TEMA: Platão e o Mito da Caverna – A descoberta do Real
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· O mito da caverna de Platão e sua relação com os meios de comunicação atuais.
· O contexto sócio-histórico em que vivia o filósofo Platão.
· Formação do pensamento crítico – saída do senso comum para o senso crítico.
Duração das atividades
· 1 aulas (50 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Noções básicas de Filosofia.
· Pensamento mítico.
· Pensamento e atitudes filosóficas.
Estratégias e recursos da aula
ü Prática Social Inicial ao Conteúdo
· Iniciar as atividades com uma roda de conversa registrando o que os alunos pensam sobre a realidade, ou seja, sobre o mundo que os cerca.
· Fazer um levantamento dos programas de TV e rádio, bem como os tipos de revistas que os alunos mais gostam de assistir, ouvir e ler.
ü Problematização
· Diante das inquietações apresentadas pela turma, surgirão vários entendimentos sobre o que é o mundo mitológico, real, ideal e o ideológico.
· Questões Geradoras
· O que é mito?
· Como Platão apresenta o mito da caverna?
· Qual a relação do mito da caverna com a realidade?
· Qual a relação do mito da caverna com os meios de comunicação?
· Qual o papel dos meios da comunicação na formação da consciência crítica do ser humano?
· Instrumentalização
Utilizando o vídeo O que é a Matrix? Cena do filme Matrix (1999) em que Morpheus (interpretado por Laurence Fishburne) explica para Neo (interpretado por Keanu Reeves) que a Matrix é. Disponível no http://www.youtube.com convidar os alunos para observarem a finalidade da cena:
Iniciar uma discussão analisando o vídeo:
§ Quais os detalhes que mais chamam atenção?
§ Quais os principais personagens do vídeo?
§ Que leitura pode fazer do objeto introduzido em Neo?
§ Por que ele foi levado para um mundo desconhecido?
§ Este mundo representa o real? O conhecido?
§ Podemos pensar num mundo como o apresentado na cena?
§ Neo consegue enxergar um outro mundo?
§ O que é percepção e o que é realidade?
Os alunos deverão anotar os principais conceitos discutidos em sala para posteriores apreciações e comparações dos mesmos.
· Fazer a leitura do O Mito da Caverna de Platão.
· Pedir que os alunos elaborem uma redação fazendo uma comparação entre o mito da caverna e o vídeo assistido (Matrix).
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer das atividades, com a observação das formações de conceitos elaborados pelos estudantes, considerando seus questionamentos. Buscando, através da escrita e diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário